Sempre foi nossa intenção que os Cepa Torta fossem uma companhia com uma forte inscrição comunitária de forma a que outros, e especialmente miúdos e miúdas, tivessem a oportunidade de contactar com o teatro facilmente, perceber que aquele é um lugar de usufruto de liberdade, de convívio, de reflexão e, acima de tudo, de diversão.
Dia 9 de junho de 2022 foi um dia especial - tivemos a nossa mostra Re.Começar, na Biblioteca de Marvila, com cerca de 120 crianças que pertencem a este projeto que conta com um total de 700!
Ainda mais impressionante é pensar nas ramificações de tudo isto, nos impactos reais que este tipo de actividades traz às pessoas envolvidas. Miúdos de toda a Marvila e Beato tiveram durante este ano com os formadores Haroldo Costa, Sofia Ângelo, Nuno Bernardo, José Mateus, e com o apoio de Miguel Maia, o director artístico da companhia e a supervisão psicopedagógica de Maria João Valgôde, a oportunidade de trabalhar o corpo, o movimento e esta coisa de fingir frente aos outros.
Vamos continuar a lutar por isto: a criação de momentos de deslumbramento, de poemas ouvidos com o tremer de vozes, de "ai professor estou tão nervoso" seguido de um abraço, e de, acima de tudo, estar numa sala de teatro e perceber que ali também se é.
Um muito obrigado à equipa das Bibliotecas Municipais de Lisboa, em particular de Marvila, e à Junta de Freguesia de Marvila, que estiveram connosco estes dias.
Saiba mais sobre este nosso projecto pedagógico aqui.
Fotos ©Sónia Godinho
Comments