LUGAR – A Mina de S. Domingos e o Projeto MALACATE
- Companhia Cepa Torta
- 1 de abr.
- 2 min de leitura

No dia 29 de março, no Cineteatro da Mina de S. Domingos, vivemos um momento de celebração: o lançamento do livro LUGAR. Um objeto que é muito mais do que um livro – é um registo vivo da caminhada do Projeto MALACATE entre 2021 e 2023, uma homenagem à Mina e às suas gentes. Propõe-se ser também um documento que ajude a pensar sobre arte participativa, ecoando vozes de participantes, artistas e académicos de diversas áreas.
Folhear estas páginas é revisitar o encontro entre arte e aquele lugar, num objeto que inclui ainda algumas das imagens que compõem o extenso acervo construído ao longo do tempo pela fotógrafa Sónia Godinho. É assim sentir a Mina de S. Domingos pulsar através do olhar de quem a vive, a transforma e a inspira.
O debate que acompanhou a sessão, moderado por Cláudia Andrade – atriz, encenadora e pedagoga na área da arte participativa –, contou com a presença de Miguel Maia, responsável pelo conceito e coordenação editorial do livro, Filipe Abreu, co-diretor artístico do MALACATE nos primeiros tempos do projeto, Sofia Cabrita, atriz e encenadora, apoiou a criação do espetáculo comunitário Caixa de Perguntas, Rosinda Pimenta, Vereadora da Cultura do Município de Mértola, Rita Sales, atriz, contadora de histórias e mediadora cultural ligada à zona de Mértola e ao MALACATE e Sónia Godinho, fotógrafa cujo olhar capturou momentos fundamentais deste percurso.
Contámos ainda com a presença da artista visual Leonor Carpinteiro, responsável pelo design e composição gráfica do livro.
A todos os que estiveram presentes, que colaboraram e que continuam a acreditar neste caminho: este livro é vosso.
Esperamos que esta obra seja um contributo para a reflexão sobre as artes participativas em Portugal.
Fotos de Inês Achando
Comments