
Até final de fevereiro estão abertas as candidaturas para o Programa VAGABUNDAS - Residências Artísticas Mercedes Blasco, para artistas portuguesas ou residentes em Portugal, das áreas do teatro e artes performativas.
A seleção de duas artistas será feita pelo júri deste ano, constituído por duas artistas convidadas - Cláudia Jardim e Patrícia Portela e pela Co-diretora artística do Programa, Inês Achando.
VAGABUNDAS é um programa de residências artísticas de criação que tem como objetivo promover a criação artística no feminino na interseção com o desenvolvimento de trabalho artístico descentralizado em particular em comunidades com problemas de desenvolvimento e desertificação.
Esta é uma iniciativa promovida pela Companhia Cepa Torta, com o apoio da Câmara Municipal de Mértola e que conta com a parceria da Fundação Serrão Martins e Rua das Gaivotas 6.
Inspirámo-nos na história da artista Mercedes Blasco para criar este Programa de Residências de criação na aldeia natal de Mercedes - Mina de S. Domingos (Mértola) - afirmando assim a necessidade de uma criação mais descentralizada, sustentável e verdadeiramente acessível e participada.
A residência procura proporcionar as condições para o desenvolvimento de trabalho de criação, investigação e pesquisa artística durante um mês na Mina de S. Domingos, com a entrega de uma bolsa de criação de 1.000€ a cada artista selecionada. Será proporcionado um espaço de trabalho partilhado na Mina de S. Domingos, com alojamento e ajudas de custo para alimentação e deslocações durante o período de residência na Mina de S. Domingos e de estadia em Lisboa para a partilha pública.
A Residência decorre na Mina de S. Domingos, Mértola de 28 de março a 5 de maio de 2025.
Em Lisboa, no espaço Rua das Gaivotas 6, de 7 a 10 de maio de 2025.
Consulta o Regulamento e faz a inscrição online no site até dia 28 de fevereiro.
Comentarios