O Poema "O Pássaro Na Cabeça" de Manuel antónio Pina é o instrumento criativo para despertar na criança o seu universo pessoal e suas narrativas, e demonstrar como o pensamento abstrato e criativo tem início na referência. Qualquer referência, e suas narrativas individuais, podem ser transformadas em poesia.
Num cruzamento entre o movimento Dadaísta e a Adolescência, esta oficina tem o objetivo de provocar as mentes adolescentes ao moto criativo e à necessidade de afirmação e coragem que é característico do ato criativo e do ato de adolescer. Aliando-nos aos princípios Dadaístas, através desta oficina, pretende-se demonstrar como a poesia desafia, tal como o dadaísmo, a lógica linguística, a racionalidade e a organização normativa do mundo, dando primazia ao tumulto, à análise e à espontaneidade.
Partindo da imaginação de cada um, somos convidados a criar uma personagem criativa e original e a partilhá-la com os outros. Numa troca de palavras e lápis de cor, um conta, e o outro desenha! Vamos colocar a nossa imaginação na ponta do lápis e criar um catálogo de personagens únicas - e histórias! Uma forma divertida de promover a improvisação no papel e com o corpo ao mesmo tempo que se fazem novos amigos!
Fotografar é desenhar com luz. É saber conduzir os feixes luminosos a uma superfície preparada, enquadrar os melhores momentos, captar a altura certa, o salto do coelho, a queda da maçã, o quebrar do ramo, o sorriso com dentes(ou sem), os olhos tímidos, uma cara de lado ou de frente, um sol que teima em não se pôr. É estar ali naquele dia, àquela hora, com aquela luz e com a cabeça cheia de ideias e de vontade. É ter à disposição
a nossa imaginação e esperar que a luz esteja do nosso lado!
Dançar até que o corpo se transforme num elefante ou num monstro de várias cabeças ou até mesmo num animal que é macaco e sapo ao mesmo tempo! Ah, mas isso é dançar ? Perguntam alguns olhos doces. Aqui nesta nossa oficina dançar é transformar, transformar é imaginar, imaginar é querer ser tudo o que não somos! Depois, pegamos num pincel e voilá, a nossa obra de arte nasce! Vamos dançar com tintas? Sim sim! Pincéis voadores na tua mão que se movem ao ritmo da tua dança.
Oficinas para crianças e jovens, que exploram vários materiais e técnicas como forma de construção e de apropriação do conhecimento, desenvolvendo a criatividade, os talentos escondidos e estimulando a expressão artistica.