
O Esta Noite Grita-se regressa para a sua 9.ª edição com novos textos, novas vozes e a mesma entrega ao poder da leitura interpretada.
De outubro a dezembro de 2025, levamos o teatro em voz alta a bibliotecas, e espaços culturais em Lisboa, Faro e Lagos.
Desde 2017, o ciclo já leu 42 textos de autores diferentes, a que se juntam agora mais 5 em 2025. Com epicentro em Lisboa, a programação tem-se estendido em itinerância a outras latitudes, com destaque para o Algarve, em colaboração com o Teatro das Figuras (Faro) e o Centro Cultural de Lagos.
Ao fim de 9 edições, reafirmamos o que sempre soubemos: a relação com o texto nunca se esgota. Há ainda muitas dramaturgias por descobrir — e as leituras interpretadas não são o parente pobre do teatro ou da literatura. São uma forma singular e vibrante de apresentar textos em estado vivo, ativando a imaginação de quem escuta e revelando os intérpretes num jogo de descoberta, proximidade e intensidade performativa.

AGENDA
Nos primórdios do Esta noite grita-se, decidimos aproveitar o prazer da leitura de textos de teatro convidando intérpretes profissionais e depois - porque não? - trazê-la a público.
Sempre nos moveu o processo de descobrir, em conjunto com outros, palavras e silêncios, possibilidades de significados, ideias subentendidas e estados de espírito… mesmo quando os textos nos pregavam rasteiras a cada esquina. É nesse limbo, entre a compreensão, a encarnação e a comunicação, que tentamos trabalhar as nossas leituras. Nunca satisfeitos com o que temos, pensámos estender este processo ao nosso público, sejam apaixonados por leitura, amantes de teatro ou simplesmente curiosos.
Criámos assim a Oficina de Leitura, para poder partilhar, ao longo de duas manhãs, o que nos apaixona nestes textos e descobrir formas de os interpretar.
A Oficina destina-se ao público em geral e decorre entre as 10h00 e as 13h00, sendo dividida em duas partes, que decorrem nos dias 1 e 2 de novembro, na Biblioteca de Alcântara - José Dias Coelho.
ESTA MANHÃ, GRITA-SE
Oficina de leitura
01/02
NOVEMBRO
BIBLIOTECA DE ALCÂNTARA - JOSÉ DIAS COELHO
Oficina orientada por
Filipe Abreu e Miguel Maia
destinada ao público em geral
PRÉMIO NOVA DRAMATURGIA
DE AUTORIA FEMININA
5ª edição
O Esta noite grita-se lançou este ano a 5ª edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, um concurso que pretende reforçar a voz da dramaturgia escrita no feminino, num panorama em que a desigualdade de género na criação teatral continua a marcar presença.
Entre 1 de janeiro e 31 de março de 2025, recebemos um impressionante total de 133 candidaturas provenientes de diversos países de língua portuguesa. O painel de jurados — Ana Lázaro, Inês Barahona e Mickaël de Oliveira — selecionou as três obras finalistas:
-
Imigrantes, de Ema Fonseca
-
On Board, de Marta Prieto
-
Pedral, de Sabrina Marthendal
As finalistas tiveram então oportunidade de aprofundar e desenvolver os seus textos em articulação com os membros do júri, até ao final do mês de agosto, após o qual se seguiu o período de análise final.
A peça eleita pelo júri para o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina de 2025 foi Pedral, de Sabrina Marthendal, pela "singularidade e sensibilidade, destacando a qualidade de escrita apurada e singular, tão emotiva quanto pungente, e na qual a linguagem e o universo distinguem a dramaturga com uma assinatura única". Foram ainda atribuídas duas menções honrosas às duas outras finalistas, Ema Fonseca e Marta Prieto.
Pode consultar a Declaração do Júri aqui.
A vencedora recebe um prémio no valor de 1.000€, tem o seu texto publicado em livro numa edição da Companhia Cepa Torta em parceria com a editora Douda Correria, e está incluído na programação da 9ª temporada do Festim de leituras de textos de teatro – Esta noite grita-se.
Com esta iniciativa, reafirmamos o nosso compromisso com a promoção, visibilidade e valorização da autoria feminina no panorama dramatúrgico contemporâneo.
Vencedoras das edições anteriores:
2024 — Luz Ribeiro, com Lacuna
2023 — Sofia Perpétua, com Tanque
2022 — Maria Giulia Pinheiro, com Isso não é Relevante
2021 — Lara Mesquita, com Sempre que Acordo
Para mais informações sobre o Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina, consulte a nossa página aqui
Sobre a Vencedora
SABRINA MARTHENDAL é uma artista brasileira, trabalha primordialmente a partir do hibridismo entre as linguagens da cena e da imagem. É atriz, diretora, dramaturga, professora de teatro e de fotografia, pesquisadora visual e fotógrafa cultural. Atua na cidade de Blumenau/SC e região há 25 anos. Integra a Cia Carona de Teatro desde 2006 e a Cia MovIn desde 2019. É graduada bacharel em Interpretação Teatral pelo
Curso de Artes Cênicas da Universidade Regional de Blumenau – FURB. Já participou de formações com Janaína Leite (São Paulo/SP), Periplo Compañía Teatral (Buenos AIRES/AR), Grupo XIX de Teatro (São Paulo/SP), Núcleo Interdisciplinar De Pesquisas Teatrais Da Unicamp – LUME (Campinas/SP), Nilo Biazzetto Neto (Curitiba/PR), Lilian Barbon (Florianópolis/SC), Sérgio Sakakibara (Florianópolis/SC), Michelle Serena (Curitiba/PR), entre outros. Em 2019 lançou, em coautoria com Gregory Haertel e Thiago K, o livro-cd “Quando o Grito enfim Chegar”. Escreveu e dirigiu mais de 20 espetáculos teatrais pela Carona Escola de Teatro e atuou em mais de 15 espetáculos durante sua trajetória.

©Sabrina Marthendal
Conheça o nosso Júri
Nesta 5º edição do Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina temos o prazer de ter connosco três personalidades com um reconhecido percurso na área da dramaturgia. Conheça um pouco mais sobre cada um deles, lendo as respetivas biografias.
ESTRUTURA CONVIDADA
O Teatro Meridional é uma companhia de teatro portuguesa, fundada em 1992 por Miguel Seabra e Natália Luiza, que continuam a ser os diretores artísticos e responsáveis pela orientação criativa da companhia.
Sediado em Lisboa, na zona de Marvila, o Teatro Meridional é reconhecido pelo seu trabalho artístico centrado na simplicidade cénica, no rigor dramatúrgico e na expressividade do ator. O seu percurso tem sido pautado por uma forte vocação de itinerância, com apresentações regulares em todo o país e no estrangeiro, sempre com um compromisso com a descentralização e a proximidade com os públicos.
Ao longo dos anos, a companhia tem explorado uma grande diversidade de linguagens e formatos, desde textos clássicos e contemporâneos até criações originais. O seu trabalho tem sido amplamente distinguido, com destaque para o Prémio Europa – Novas Realidades Teatrais (2000) e vários Prémios da Crítica atribuídos pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.
O espaço sede do Teatro Meridional funciona como um centro de criação, investigação e acolhimento artístico, mantendo-se como uma referência incontornável no panorama teatral português.
O texto selecionado para integrar esta Temporada do Esta noite grita-se, “Um dia sonhei que surgia uma cobra”, de Mariana Antão, foi resultado da edição de 2023 do Laboratório de Dramaturgia, um projeto concebido pelo Teatro Meridional em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Esta é uma iniciativa que se desenvolve desde 2012 e pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanha a escrita de um texto.
PODCAST
Esta noite
grita-se
Um podcast de leituras de teatro
Durante os últimos anos, o público que nos segue tem sublinhado o ato de escuta ativa que as leituras provocam, uma experiência que convida o espectador a imaginar as cenas a sucederem-se e a tornar-se encenador da peça que escuta.
Para aumentar o nosso alcance e levar esta experiência a mais pessoas, iniciámos o podcast Esta noite grita-se, que irá percorrer a programação das últimas edições, oferecendo em cada episódio um texto lido que aguarda quem o escute.
O podcast Esta noite grita-se está disponível no Spotify, Apple Podcasts e outras plataformas, também no nosso canal de Youtube e no nosso site.
BILHETEIRA
Os bilhetes poderão ser adquiridos online, na plataforma BOL, ou localmente no dia de cada leitura.
Preço dos bilhetes: 5€
Para as sessões na Fundação Calouste Gulbenkian, a entrada é livre, mediante lotação da sala. O levantamento dos bilhetes é realizado no próprio dia, na bilheteira da Fundação Calouste Gulbenkian.
FICHA TÉCNICA
E
ARTÍSTICA
Direção Artística - Filipe Abreu e Miguel Maia
Intérpretes -Ana Brandão, Cláudia Oliveira, Dalila Carmo, Diana Melo, Eduarda Arriaga, Filipe Abreu, João Cabral, Lia Carvalho, Lúcia Pires, Luísa Ortigoso, Maria João Vieira Leite, Margarida Cardeal, Miguel Maia, Paulo Duarte Ribeiro, Pedro Saavedra , Rita Loureiro, Rita Silvestre, Rui Neto, Solange Freitas, Teresa Vaz, Vítor d'Andrade, Wagner Borges
Produção - Lara R. Santos e Raquel Rolim Batista
Pré-Produção - Beatriz Sousa
Comunicação - Sónia Godinho
Assessoria de Imprensa - Mafalda Simões
Fotografia - Sónia Godinho
Design Gráfico - Edoardo Trave
Registo audiovisual - James Newitt
CONHEÇA as edições anteriores do ESTA NOITE GRITA-SE
ESTRUTURA FINANCIADA


APOIOS

PARCEIROS







PARCEIRO MEDIA
PRODUÇÃO










